Playlist

O único desporto que tenho feito nos últimos anos é correr. Não o faço com regularidade e estou longe de ter um desempenho brilhante, mas (com alguma insistência) comecei a ganhar-lhe o gosto e deixou de ser o sacrifício que era no inicio. Ainda assim, há uma coisa que ainda não me dei ao trabalho de fazer e que, sempre que saio de casa com o intuito de ir correr, me faz imensa falta: uma playlist especifica para estas alturas.

Nem de propósito, hoje, tropecei num artigo do Público que dá umas quantas dicas sobre como preparar a playlist perfeita para fazer exercício.

 Dicas para a playlist perfeita:

• Escolher uma grande variedade de música conhecida que tenha ritmo forte e enérgico, letras positivas e eventuais associações com desporto.
• As primeiras músicas não devem ser particularmente rápidas (80 a 130 bpm) para dar tempo para o aquecimento.
• Depois do aquecimento, escolher um ritmo concordante com a intensidade do exercício e as variações na frequência cardíaca, entre os 125 a 140bpm.
• Escolher um tempo total da playlist um pouco mais longo do que o tempo habitual de corrida.
• As músicas devem transmitir boas sensações ou recordações e as melhores músicas devem ser colocadas a partir da 4ª posição e alternadas.
• Incluir algumas músicas que são reservadas exclusivamente para ouvir durante a corrida.
• Actualizar regularmente algumas músicas na playlist, considerando cada corrida um teste à sua eficácia.

Podem ler o artigo completo aqui.

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