Catch 22

Finalmente acabei de ler o Catch 22. Este livro é considerado um clássico, este livro tornou-se um icon (do movimento contra a guerra do Vietname) e este livro é uma comédia. Com estas 3 características, como devem imaginar, eu estava ansiosa por o ler. mal eu sabia…

O Catch 22 foi dos livros mais difíceis que eu alguma vez li. Uma vez lidas as primeiras 150 páginas, começamos a perceber que estamos a entrar num mundo surreal, sem ordem cronológica, com diálogos loucos e com imensas personagens cheias de peculiaridades. Conseguir acompanhar a história e memorizar todas as personagens torna-se um desafio.

Como se não bastasse o mundo caótico que Joseph Heller criou, por várias vezes, tive a sensação que estava a sempre a ler a mesma coisa, as mesmas piadas, as mesmas loucuras.

Não quero dissuadir ninguém de ler este livro, apenas quero que, caso decidam lê-lo, tenham consciência ao que vão. Eu estava à espera de uma comédia, leve e fácil de ler… e fui tão enganada.

Deixe uma Resposta

