A minha experiência enquanto designer de interiores (cof cof)

Eu confesso! Eu não tenho qualquer experiência enquanto designer de interiores, apenas dedico uma boa parte do meu tempo a blogs e revistas de decoração e de há uns meses para cá tenho andado de volta da segunda etapa do projecto “vamos lá dar um jeito a esta casa” (a primeira foi há um ano quando fiz algumas obras lá em casa, mas deixei a parte de decoração para segundas núpcias).

Parece-me que antes de mais devemos escolher o estilo e as cores que queremos adoptar em cada divisão e na casa em geral. A escolha do estilo e das cores é, em grande parte, complementar, seja como for, antes de começarem a comprar coisas (super giras), tratem de encontrar um fio condutor. Escolham dois ou três estilos que gostam, escolham as cores e procurem criar alguma harmonia entre as diferentes divisões.

1 – Escolher o Estilo

O mais importante é encontrar qual ou quais os estilos que mais gostam e que combinam com a vossa casa. Comecem por pesquisar na web e em revistas e vão assinalando as fotos que mais gostam. Quando sentirem que já viram tudo (um bom sinal que já viram tudo é quando começam a encontrar a mesma fotografia em dois ou três sítios diferentes), então peguem nas 2.373 fotografias de quartos/salas/escritórios/cozinhas que mais gostaram e tentem identificar os 2 ou 3 estilos que mais vezes se repetem e quais as cores predominantes.

A Ana Antunes, do Querido Mudei a casa, mostrou há pouco tempo no seu blog como é possível conjugar estilos diferentes de forma harmoniosa. (Podem ver Aqui.)

A minha escolha:

A parte da escolha foi fácil e rápida, o desafio foi conjugar as minhas escolhas. Se por um lado o meu estilo de eleição é o romântico, por outro lado também tenho algumas peças (móveis e afins) de família que eu queria aproveitar. Este tem sido o meu maior desafio nos últimos tempos.

2 – As cores

O mais difícil nesta etapa é perceber o que vai bem com o quê, até que ponto podemos misturar o azul com o verde ou o rosa com o amarelo. Querem saber o meu MAIOR segredo? Design Seeds.

Neste site, encontram “n” paletes com todas as cores possíveis e imaginárias, conjugadas em grupos de cinco. É um óptimo ponto de partida para vos ajudar a encontrar cores complementares com as vossas escolhas.

A minha escolha:

Eu optei pelo azul turquesa e cia para umas divisões e pelos rosas noutras. Escolhi as cores que mais gostava, com o objectivo de escolher cores mais suaves para o quarto e escritório e mais alegres para a cozinha e sala.

Deixe uma Resposta

