Lolita

A semana passada acabei o primeiro livro de 2012: Lolita, de Vladmir Nabokov. Este livro é um clássico, consta em tudo o que é lista de melhores livros e já foi adaptado ao cinema e à televisão umas quantas vezes.

Foi o primeiro livro que li de Nabokov e fiquei rendida ao seu talento. Fiquei com a sensação que para Nabokov escrever é como respirar, fácil e necessário. Se não fosse a escrita de Nabokov, este livro seria insuportável. Quando estou a ler um livro, gosto de me identificar com alguma das personagens e gosto de ficar curiosa para saber o que vem a seguir, mas em nenhum momento eu senti qualquer tipo de empatia com as personagens principais e não podia ter menos interesse em descobrir o que estava prestes a acontecer.

Não há volta a dar, estamos a falar de um pedófilo. A forma como Nabokov entrou na mente de um pedófilo é tão extraordinária como assustadora, a sensação de ler o que vai na mente e na alma de Humbert Humbert (a personagem principal) é, no mínimo, desconfortável e arrepiante. Tive alturas em que fechei o livro sem ter vontade de o voltar a abrir.

Se conseguirem ultrapassar o tema do livro, então, não podem deixar de ler Lolita. Não foi à toa que este livro teve o sucesso que teve, que se tornou num icon e deu um significado ao nome Lolita, que até então não passava disso mesmo, um nome.

Ano: 1955

Primeiro parágrafo: “Lolita, luz da minha vida. Labareda da minha carne. Minha alma, minha lama. Lo-li-ta: a ponta da língua descendo em três saltos pelo céu da boca para tropeçar de leve no terceiro, contra os dentes. Lo-li-ta.”

Curiosidades: Vladimir Nabokov, escreveu o livro em Inglês, tendo sido posteriormente traduzido para Russso.

Deixe uma Resposta

