Sobre como eu filtro blogs

Com esta (excelente) iniciativa do Aventar de eleger os melhores blogs de Portugal, dei por mim a “conhecer” blogs em massa. Passado pouco tempo estava uma profissional na subtil arte de “filtrar” blogs.

Ficam aqui as primeiras cinco coisas que vejo (reparo) na minha primeira visita a um blog.

– Nome do blog. Há nomes mais apelativos e intrigantes que outros.

– About me. A primeira coisa que eu faço é procurar uma página ou um texto introdutório sobre o autor. É a forma mais rápida de conhecer quem está por trás do blog e perceber se temos interesses em comum.

– Qual o tema e, especialmente no caso de ser um blog “pessoal”, qual o estilo dos textos, que tipo de livros/filmes/música é que publica. Por exemplo, se entro num blog e identifico livros que eu já tenha lido ou que queira ler, é meio caminho andado para adicioná-lo no Reader sem mais demora.

– Layout. Dizem os entendidos que os touros têm uma fixação pelo aspecto fora do comum, a verdade é que eu não consigo deixar de reparar no layout escolhido, cores, estilo de letra e etc… é mais forte do que eu.

– Por fim, faço uma viagem ao passado e vou ver o primeiro post de todos. Procuro o arquivo e dou uma vista de olhos nos primeiros posts que, por norma, revelam a motivação que deu origem ao blog que estou a ler.

Deixe uma Resposta

