Nunca me deixes, de Kazuo Ishiguro

Esta semana terminei o 12º livro do ano e com ele completei uma das minhas resoluções para 2011. Foguetes e Confetis e YEAH!!!

Quando comecei a ler este livro já sabia, mais ou menos, o tema pelo que já estava preparada para o que me esperava, pelo menos era o que eu pensava. Tal não podia estar mais longe da verdade, não se deixem enganar pelo título, este livro ganha (com facilidade) o prémio do livro mais marcante que li em 2011.

O livro mostra-nos um mundo onde não existem doenças terminais, onde é tão fácil encontrar orgãos compatíveis com os nossos como ir ao supermercado, isto porque milhares de pessoas (clones) existem com o único propósito de, assim que atingirem a idade adulta, doarem orgãos.

 

Ao longo do livro acompanhamos a história da Kathy H., um clone tão humano como nós, mas com o destino totalmente traçado, o destino de terminar os seus dias como dadora de orgãos. O modo como as personagens principais aceitam o seu destino é desarmante, eu não parava de pensar em formas de fugir ao destino que lhes estava traçado, mas eles aceitavam-no com uma naturalidade que choca qualquer instinto de sobrevivência.

Não consigo traduzir por palavras aquilo que senti quando terminei o livro, por um lado medo do nosso futuro, medo que o livro retrate uma realidade futura, uma enorme tristeza e revolta pela cegueira de uma sociedade egoísta, por outro lado uma compaixão desmedida pela história de amor das personagens principais.

É uma história trágica, onde nem os bons momentos conseguem apaziguar o sentimento de tristeza que se cola a nós à medida que nos vamos apercebendo do destino da Kathy, da Ruth e do Tommy. Fiquei até à última linha à espera de uma reviravolta que nunca chegou.

Nome: Nunca me deixes  / Autor: Kazuo Ishiguro / Origem: Japão, UK / Opinião: 5/5

Deixe uma Resposta

