Berlim

Passei aproximadamente quatro dias em Berlim, mas em vez de descrever a minha viagem, vou antes aproveitar o meu conhecimento e sugerir um plano para uma visita de quatro dias a Berlim, parece-me que assim é mais útil.

 ONDE FICAR

Nós ficámos no Holiday Inn Express, situado na Kurfuerstenstrasse, o que funcionou na perfeição, tínhamos a paragem do (famoso) Autocarro 100 à porta e a estação da S-Bahn suficientemente perto para ir a pé. Se não conseguirem ficar nos bairros do centro, creio que esta zona é uma excelente substituta.

COMO ORGANIZAR A VISITA

Primeiro dia (assumindo que o primeiro dia é o dia da viagem e que só têm a tarde para aproveitar): Comecem por dar uma volta no autocarro 100, este autocarro é bastante famoso dado que passa pelos principais monumentos da cidade, vão ficar com uma imagem da cidade bastante clara para depois se conseguirem orientar. Terminem a volta numa estação S-Bahn e aproveitem para ir à East Side Gallery, que se encontra um pouco afastada do centro.

Segundo dia: Berlim é uma cidade enorme e não é fácil em quatro dias conseguir ver tudo o que tem para oferecer. Com a ajuda de um guia e um mapa seleccionem quais os sítios/monumentos/museus que mais gostavam de ver e procurem organizar geograficamente. Não vou deixar aqui uma lista sem fim do que não perder em Berlim, mas antes um (pequeno) resumo do que mais gostei, do que mais me desiludiu e do que tive pena de não ter visto.

– O que adorei: Uden der Linden, Gendarmenmarkt, Hackesche Höfe, as estações das linhas S-Bahn, Reichtag, Amplemann

– O que foi uma desilusão: O Museu do Checkpoint Charlie foi uma enorme desilusão, a entrada custa 12,5€ mais 3€ para o Audioguide, sendo que o Museu é uma sequência de salas sujas (sim, sujas) e mal organizadas.

– O que tive pena de ter perdido: Não cheguei a ir ao Museu da Topografia dos Horrores que já me disseram que valia a pena e não encontrei os “freaks” que toda a gente fala.

Terceiro dia: Aproveitem o último dia completo para ir até Potsdam, que fica a cerca de 30 minutos de S-Bahn, que é uma pequena cidade encantadora com Palácios e Jardins de cortar a respiração. No regresso saiam na estação de Wannsee e espreitem a Villa Wannsee onde as SS decidiram a exterminação do povo judeu. Para além do Museu ao Holocausto que se encontra nessa Villa, vale a pena espreitar o lago Wannesee e reparar nas casas que se encontram na estrada que liga a estação à Villa.

Quarto dia: Para o último dia, especialmente se for um Domingo, aconselho a visitarem o Parlamento (atenção, que para subir à cúpula têm de se inscrever previamente através do site do Reichtag), o Palácio Charlottenburg e a darem um passeio até no parque Tiergarten. No centro do parque, encontram o monumento Siegessäule (Coluna da Vitória), onde podem terminar a vossa visita a Berlim com a subida dos 285 degraus da coluna para apreciarem a vista. (não, não subi… não havia condições)

OUTROS

Shopping: Existem inúmeras galerias e centros comerciais espalhados por Berlim. Apesar de fecharem relativamente cedo (entre as 21h e as 22h), podem aproveitar para passar por lá depois de anoitecer. Exemplos: Galerias Lafayette, Galerias KaDeWe, Alexa, Arkaden, etc…

Altura do Ano: Para além de ficar a conhecer um pouco de Berlim, confirmei que os meses de Inverno são para ficar em casa ou fins-de-semana românticos. Apanhei imenso frio, pouca gente nas ruas assim que anoitecia, noite a partir das 16h30, muita coisa em obras (não sei se está relacionado, mas faz-me sentido que optem por fazer obras em alturas com menos turistas). Talvez a mais valia desta altura são os mercados de Natal e os enfeites que, infelizmente, eu não cheguei a apanhar, dado que a grande maioria ainda estava em construção/montagem.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s