Sobre o 1 de Novembro

Parte da devastação causada pelo terramoto de 1 de Novembro de 1755 resultou dos inúmeros incêndios provocados pelas velas acesas, um pouco por toda a cidade de Lisboa, em celebração do Dia de Todos-os-Santos. Reza a história que, no ano seguinte, as crianças que viviam em piores condições saíram à rua a pedir o pão-por-Deus, tradição que acabou por se estender a todo o país.

Esta é uma das tradições que, apesar de ter caído em desuso em Lisboa, felizmente ainda permanece viva em algumas zonas do país, nomeadamente numa aldeia nos arredores da Batalha onde eu costumo passar o dia 1 de Novembro.

Manda a tradição que, depois da missa, as crianças andem de porta em porta, com um saco de pano, a gritar “Ó tia dá bolinho”, uma espécie de Trick-or-Treat português sem a parte das máscaras.

Este bolinho refere-se a um bolo tradicional, que está para o dia 1 de Novembro como o Bolo-rei, os Sonhos e as Filhoses estão para o Natal, que é feito em casa e à maneira de cada um. Apesar de aos poucos ter sido substituído por chocolates, chupas ou outras guloseimas, o bolinho tradicional continua a ser feito para distribuir pelos familiares e amigos mais próximos.

Eu não vivi esta tradição, nem nenhuma parecida, nem tenho idade para ir pedir o “bolinho”, mas adoro passar o dia por lá e ver as crianças, incansáveis, a baterem em todas as portas, os adultos a perguntarem de quem é que eles são filhos e a chegarem à conclusão que a maioria das crianças já não é dali, mas de outras aldeias nos arredores onde a tradição já não é o que era.

Infelizmente, o feriado do 1 de Novembro é um dos que está na calha para mudar, correndo o risco de passar a ser celebrado no primeiro Sábado do mês de Novembro e não no primeiro dia. Sinceramente, não gosto de assistir a tradições portuguesas a perderem força enquanto vejo uma euforia crescente com celebrações importadas, como é o caso do Halloween.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s